Decálogo simples

18-11-2007 13:19

 

Decálogo simples

 

 

D. Carlos Azevedo - 18/11/2007

PRIMEIRO

Veste o “fato de domingo”, quando sais de casa, para participares na Eucaristia. O fato de domingo é constituído por vestes simples:

 

“Alegria nos olhos”

“Sorriso nos lábios”

“Destreza nas mãos”

“Pé em caminho largo”

“Ritmos de Festa”

“A voz do teu coração”

A MISSA, DESDE QUE SAÍSTE DA CASA, JÁ ESTÁ A COMEÇAR

 

 

SEGUNDO

Entra, com algum tempo de antecedência, na Igreja. Saúda, com um olhar e um aceno de ternura, aqueles que encontras, conhecidos e desconhecidos.

Reserva alguns minutos para o silêncio “do face a face”, com Deus, na oração. E depois põe-te a cantar.

 

TERCEIRO

Na celebração da missa estarás lá de corpo e alma; com todo o encanto e não escondido, por lá, em algum recanto; ali não estarás por obrigação, mas por necessidade; sem pressa e sem tédio; com grande alegria e satisfação, com sentido de atenção e de presença, diante do Senhor, que Te espera, de coração em festa.

 

QUARTO

Fixarás, ao menos, uma frase, uma ideia, um pensamento, proposto pelas leituras bíblicas, ou sugerido pela Homilia, ou retido de algum silêncio ou oração. Vê o que resulta deste “encontro com Cristo”, face a face, olhos nos olhos, coração a coração?

LUZ. PAZ, CONSOLAÇÃO, INQUIETAÇÃO,

 

 

QUINTO

Pois bem, durante a semana, viverás de “de acordo com o Domingo” (Sac.Carit. 72). Não perderás o brilho da fé nos teus olhos felizes, o entusiasmo da tua esperança, nas tuas mãos abertas, e a caridade, como fogo ardente, no teu coração compadecido.

 

 

SEXTO

Ao menos, a uma pessoa, (da tua casa, da tua família, do teu bairro, do teu emprego), levarás, esta semana, cada semana, alguma daquela luz, paz, consolação, inquietação, alegria, força ou coragem, que recebeste da Celebração da Palavra e da Eucaristia. Não descansarás, até encontrares alguém a quem levar esse Cristo Vivo que recebeste, como alimento, e se tornou companheiro de todas as tuas horas.

 

SÉTIMO

“Uma grande alegria não a podes guardar só para ti!” Não disfarçarás nunca “a alegria” da tua fé. Mesmo se por agora estás triste, se estás a passar um mau momento, mesmo se duvidas, não esconderás a ninguém a “beleza” de seres cristão. Esta semana, cada semana, ao menos a uma pessoa (da tua casa, da tua família, do teu bairro, do teu emprego) vais mostrar, no modo como falas e cantas, no modo como sentes e vives as coisas, o encanto de seres cristão.

 

 

OITAVO

Se não conseguires atrair para Cristo o teu irmão, não vais desistir; vais perseverar até ao fim; pelo menos, na alegria e no entusiasmo da tua fé, hás-de suscitar nele, um certo ciúme, um incómodo salutar, por ainda não ter descoberto nem encontrado a tua alegria.

 

 

NONO

Se a tua fé realmente se transforma na alegria, por teres encontrado em Cristo, a verdade e o amor, é inevitável que sintas o desejo de a transmitir, de a comunicar aos outros. Deste modo, encontrarás também o meio certo de a revigorar no teu coração. Uma fé que se apega, jamais se apaga.

 

 

DÉCIMO

 Vais desafiar um amigo, de preferência, um “católico simpatizante mas não praticante”, (da tua casa, da tua família, do teu bairro, do teu emprego) a frequentar (algum momento de formação na comunidade) o “Curso Alpha”. Procurarás que ele aceite o desafio do primeiro passo no “despertar” da fé. Se for preciso, ajudá-lo-ás a tomar conta dos filhos, algumas noites, para que ele possa ir descansado. Chegou a hora de ele dar um passo em frente. E tu vais dar um empurrãozito, amparando-o nos seus passos vacilantes.


Comunidade Católica dos Moinhos da Funcheira - Paróquia de S. Brás